Translate

segunda-feira, 3 de março de 2014

ROUBAMOS O BELENENSES


Parece que o Belenenses foi roubado!

Mais um clube a cair nas mãos corruptas do Benfica, clube que ocupa o topo da liga graças aos árbitros!
O lance que incendeia neste momento o futebol português é este:



A comunicação social  gritou toda que o golo era mal anulado!
Mas qual golo? Sim o senhor arbitro apitou ao mesmo tempo que a bola beijou as redes (obrigado ao leitor atento) no entanto a bandeira subiu ANTES da bola entrar!!



Sintomático!
Penso que ao retardar ao máximo demonstra bem que aqui não existiu qualquer tentativa de beneficiar o Benfica.
O fiscal de linha mantém sempre a bandeirola em baixo e só quando o outro jogador se torna interveniente no lance é que efectivamente assinala, e bem, o fora de jogo.
Ainda assim se formos ao livro da FIFA encontramos vários exemplos de foras de jogo bem e mal assinalados.
Destaco apenas dois exemplos:

 

No exemplo 6 vemos um jogador em linha com o guarda redes e no exemplo 7 um jogador completamente fora do plano de acção do guarda-redes.
Digamos que isto é uma copia fiel do lance de ontem!

Embora não esteja em linha recta com Oblak estava muito perto disso!
Vendo a bola chegar a grande área o jogador sai dessa posição e desloca-se em direcção ao esférico e quando percebe que Tiago tem a bola controlada e vai rematar à baliza, dá um pequeno salto para o lado para não ser atingido pela bola. Está na jogada!

Considera-se que lance seria legal (fora de jogo posicional ) se:
"Um atacante que está em posição de fora de jogo posicional  não está a obstruir a linha de visão do guarda redes nem realiza um gesto ou movimento que engane ou distraia o guarda redes"

(
An attacker in an offside position is not obstructing the goalkeeper’s line of vision or making a gesture or movement which deceives or distracts him).

Ora aconteceu o contrário!
Está na linha de visão do guarda redes, interfere na jogada porque o jogador desloca-se/movimenta-se/corre  desde a sua posição inicial até ao local onde Tiago se encontra com o esférico.

Nem sequer  interrompe o seu movimento!
Quando percebe que Tiago vai rematar tenta sair da rota porque sabe que pode interceptar o remate (e com toda certeza não quer fazer o trabalho de defesa central)

É algo que está no campo de visão de Oblak e movimenta-se em direcção ao centro de acção tentando tomar parte do mesmo! Assim sendo deixa assim de ser fora de jogo de posição!

Aliás, basta ver onde Oblak está quando tenta defender! Exactamente no mesmo sitio onde 1 segundo antes estava o jogador do Belenenses significando que tanto o jogador (em fora de jogo) como a bola estavam naquela trajectória.
O que indica CLARAMENTE que o jogador está efectivamente na linha da bola/campo de visão de Oblak.

Interfere!

LANCE BEM ANULADO!!